Conecte-se

Poder

#INTERNACIONAL

Incêndios florestais matam centenas no Chile | Daniel Alves julgado hoje na Espanha, acusado de estupro | Mulheres dominam o Grammy

Cerca de 6 mil residências já foram afetadas e 112 pessoas morreram nos incêndios florestais no centro do Chile. Julgamento de Daniel Alves deve durar três dias, será público e filmado. Miley Cyrus leva o prêmio de Gravação do Ano do Grammy

Danilo Rocha Lima e Diogo Oliveira, do Volta ao Mundo em 180"
#INTERNACIONAL5 de fev. de 244 min de leitura
Danilo Rocha Lima e Diogo Oliveira, do Volta ao Mundo em 180"5 de fev. de 244 min de leitura

Começamos de olho no Chile, que vive, desde a última sexta, sua maior catástrofe natural desde o grande terremoto de 2010. Incêndios florestais no centro do país, principalmente na região turística de Valparaíso, já deixaram 112 pessoas mortas e são considerados os mais letais a afetar o país na última década.

Cerca de 6 mil residências já foram afetadas e 112 pessoas morreram nos incêndios florestais no Chile. Foto: Rodrigo Garrido / Reuters / Agência Brasil

O número de desaparecidos continua a aumentar e cerca de 6 mil residências já foram afetadas. O presidente Gabriel Boric declarou estado de emergência, enquanto os bombeiros lutam contra nada menos do que 40 focos de incêndio. Mais de 1300 soldados e voluntários trabalham para conter o fogo e resgatar vítimas. Uma onda de calor atinge a América do Sul neste momento e as temperaturas na região central do Chile, onde fica a capital, Santiago, se aproximam dos 40 graus.

Começa o julgamento do jogador Daniel Alves. Foto: Ronnie Macdonald / Wikimedia Commons
Começa o julgamento do jogador Daniel Alves. Foto: Ronnie Macdonald / Wikimedia Commons

Na Espanha, começa hoje o julgamento do jogador de futebol brasileiro Daniel Alves. Ele está preso há mais de um ano, em Barcelona, acusado de estupro por uma jovem de 24 anos, numa noite, em dezembro de 2022.

O julgamento será público e filmado deve durar três dias, durante o qual serão ouvidas 28 testemunhas. Daniel Alves deve ser ouvido durante o dia de hoje. O brasileiro já deu quatro versões diferentes para o caso, cuja pena máxima é de 12 anos de prisão.

Ataques russos mataram dois agentes humanitários franceses, na Ucrânia. Foto: Polícia Nacional da Ucrânia
Ataques russos mataram dois agentes humanitários franceses, na Ucrânia. Foto: Polícia Nacional da Ucrânia

O governo francês vai convocar o embaixador da Rússia, no país, para explicações. A medida foi tomada depois que ataques russos mataram dois agentes humanitários franceses, na Ucrânia, na semana passada. Paris vai condenar o ataque e também denunciar o aumento das campanhas de desinformação visando a França, feitas por grupos apoiados por Moscou.

Presidente Macky Sall quer adiar as eleições presidenciais no Senegal. Foto: MONUSCO Photos
Presidente Macky Sall adia as eleições presidenciais no Senegal sem nova data. Foto: MONUSCO Photos

Passamos agora para a África, no Senegal. O parlamento do país deve analisar hoje a decisão do presidente Macky Sall de adiar as eleições presidenciais no país, sem nova data prevista. As eleições estavam confirmadas para o próximo dia 25 de fevereiro. Essa é a primeira vez em 60 anos que esse tipo de decisão é anunciada no Senegal. Manifestantes entram em confronto com a polícia, nas ruas da capital, Dacar. A líder da oposição, Aminata Touré, que já foi primeira-ministra do presidente Sall, foi presa e o sinal da rede de um canal de TV foi suspenso.

Nayib Bukele se declarou vencedor das eleições presidenciais deste domingo. Foto: Casa Presidencial de El Salvador
Nayib Bukele se declarou vencedor das eleições presidenciais deste domingo. Foto: Casa Presidencial de El Salvador

Em El Salvador, na América Central, o presidente Nayib Bukele se declarou vencedor das eleições presidenciais deste domingo. Ele governa o país desde 2019, declarou estado de exceção em 2022 e é acusado de adotar medidas antidemocráticas para se manter no poder.

Miley Cyrus levou o prêmio de Gravação do Ano. Foto: grammy.com
Miley Cyrus levou o prêmio de Gravação do Ano. Foto: grammy.com

Terminamos com notícias do Grammy, principal premiação da música internacional. Na edição de 2024, dominada por indicações femininas às categorias mais importantes, Miley Cyrus levou o prêmio de Gravação do Ano, com Flowers, e Taylor Swift se tornou a primeira artista a ganhar quatro vezes na categoria de melhor Álbum do Ano.

Estamos no seu tocador de podcast favorito. Imagem: Headline
Estamos no seu tocador de podcast favorito. Imagem: Headline

Acompanhe a gente todo dia, procure pelo Volta ao Mundo em 180 Segundos no seu tocador de podcasts preferido e na playlist “Caminho Diário”, do Spotify.

Ouça também:

#INTERNACIONAL
CHILE
DANIEL ALVES
SENEGAL
GRAMMY