#INTERNACIONAL
Hamas anuncia que um acordo com Israel está próximo | Milei começa a formar seu ministério na Argentina | Raro transplante de laringe é realizado na França
Catar, Egito e Estados Unidos intermediam acordo entre Hamas e Israel. Milei confirma que vai privatizar petroleira YPF e meios de comunicação públicos da Argentina. Mais de dez especialistas participaram de transplante de laringe
Danilo Rocha Lima e Diogo Oliveira, do Volta ao Mundo em 180"“Nos aproximamos de um acordo de trégua”. Depois de dizer o contrário nos últimos dias, o grupo Hamas afirma agora que um acordo com Israel está próximo de ser assinado. O Catar, o Egito e os Estados Unidos trabalham como intermediários nesse plano, que depende de últimos detalhes para ser anunciado.

O acordo pode prever uma trégua no conflito de cinco dias, em troca do envio de mais ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. Além disso, cerca de 50 a 100 reféns israelenses, essencialmente mulheres e crianças, mantidos pelo Hamas, seriam liberados em troca da libertação de 300 prisioneiros palestinos. A trégua humanitária de 5 dias poderia ser renovada, dependendo de como acontecerem os cinco primeiros dias de pausa.

Notícias dos países dos BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Uma reunião extraordinária será realizada hoje, para abordar o conflito entre Israel e o Hamas. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também estará no evento, organizado por videoconferência. Já que Vladimir Putin é alvo de um mandado de prisão internacional por crimes de guerra, ele não pode viajar para esse tipo de cúpula. Dessa vez, como o evento será virtual, o Kremlin espera apresentar Putin sem a imagem de pária e aproveitar que o mundo volta suas atenções para o Oriente Médio.
Lula, do Brasil, e Xi Jinping, da China, também participam. A África do Sul, que organiza a reunião, pede ao Tribunal Penal Internacional que investigue Israel por crimes de guerra.

No Mar Vermelho, membros do grupo rebelde hutis, do Iêmen, que controla parte do território e já derrubou o governo do país, tomaram um navio cargueiro comercial, que navegava perto da costa do país, pertencente a um homem israelense. Mas o navio é operado por uma empresa japonesa. O Japão condenou o ataque, que acontece dias depois que grupos rebeldes apoiados pelo Irã anunciaram atacar navios israelenses no Mar Vermelho, que é uma rota essencial para o comércio internacional.

Na Argentina, depois de ser eleito presidente, Javier Milei começa a formar o seu ministério. Das oito pastas que ele pretende ter no seu governo, três ainda estão indefinidas, dentre elas, o ministério da Economia. Milei confirmou que vai privatizar a principal petroleira da Argentina, a YPF e os meios de comunicação públicos do país.
Já o atual ministro da Economia, Sergio Massa, derrotado nas eleições de domingo, vai ficar na pasta até a data da posse do novo governo, marcada para 10 de dezembro.

Passamos agora para a França, onde uma façanha tecnológica foi obtida pela primeira vez no país. Depois de 23 anos de perder a voz, uma mulher de 49 anos recebeu um transplante de laringe, na cidade de Lyon. Mais de dez especialistas participaram da operação de 27 horas, que foi um sucesso.
A laringe é um órgão complexo de alguns centímetros, que serve para a respiração, a fala e a alimentação. Apenas duas operações desse tipo tinham sido realizadas no mundo, anteriormente.

Acompanhe a gente todo dia, procure pelo Volta ao Mundo em 180 Segundos no seu tocador de podcasts preferido e na playlist “Caminho Diário”, do Spotify.
Ouça também: